CONTRAPARTIDAS
I - Ações Formativas Culturais: ações presenciais e gratuitas, destinadas ao público do evento, que visem a conscientização para a importância da arte e da cultura por intermédio do produto cultural do projeto.
- O Festival, que pretende receber 2000 pessoas, é gratuito. Sendo pedido apenas a doação de um quilo de alimento ou ração (cães e gatos), que serão doados para instituições.
​
- Realização de um ensaio aberto com os artistas Matt Sorum, Stormsons, Forgotten Boys e Jonnata Doll no Artsy Club Studios, em São Paulo, para uma média de 40 pessoas.
​
- Pintura Mural na empresa dos Patrocinadores, gerando uma experiência que fortalece o vínculo patrão - funcionário.
​
- Realização de 6 Oficinas de Criatividade que serão realizadas nos dias 8,9,10,11,12 e 15 de Dezembro de 2025, em turmas de 15 crianças, desenvolvendo instrumentos musicais a partir de objetos recicláveis, tal qual latas de alumínio, tampas, rolos de papel, caixas de sapato etc, utilizando os princípios da arteterapia . As oficinas serão oferecidas a crianças de 7 a 12 anos moradoras do centro de São Paulo, através de divulgação online, podendo abranger filhos dos funcionários dos patrocinadores. As oficinas serão ministradas pela artista idealizadora, Patrícia Ariane.
A arteterapia é um método baseado no uso de várias formas de expressão artística como instrumento pedagógico na educação e como meio para o desenvolvimento (inter) pessoal através da criatividade em contextos grupais. Arteterapia é perpassada por uma concepção estética do humano, visto como um ser criativo, capaz de se transformar em artista da própria vida, seu compromisso ético é de contribuir para que o sujeito se (re)constitua como autor da própria história. É um modo de trabalhar utilizando a linguagem artística como base da comunicação. Abrangendo hoje as mais diversas linguagens utilizaremos desenho e pintura e uso de materiais recicláveis para o desenvolvimento das oficinas.
O que se quer mostrar aqui é que a arte é um poderoso canal de expressão da subjetividade humana, que permite a um indivíduo ou a um grupo, acessar conteúdos emocionais e retrabalhálos através da própria atividade artística. Uma grande diversidade de temas podem ser abordados através da arte. Ela é uma ferramenta que amplia as possibilidades de expressão, indo além da abordagem tradicional, que é baseada na linguagem verbal.
A mediação da arte na comunicação apresenta algumas vantagens, entre as quais a expressão mais direta do universo emocional, pois não há o crivo da racionalização que acompanha o discurso verbal. Além disso, com a atividade artística, facilitamos o contato do sujeito com suas questões por um viés criativo, e não apenas dando forma a determinado conteúdo subjetivo, mas também podendo reconfigurá-lo em novos sentidos. O modo como esse processo acontece encontra diferentes explicações em função da perspectiva teórica considerada, mas a ideia central é essa: a atividade criadora como um instrumento e a arte como um caminho de transformação subjetiva.